Whatsapp (41) 99951-0276 | Whatsapp (41) 3356-1113

Lareiras: tipos e como decorá-las com pedras?

4 maio, 2020

Por mais que não seja tão comum em todos os lares brasileiros e em muitos outros países, a lareira é uma estrutura dos sonhos para muitas pessoas. Desde sempre, temos como referência nos filmes, especialmente norte-americanos, as salas com uma lareira. Quem nunca viu um filme natalino assim, não é mesmo?

Entretanto, sendo muito usado ou não, não dá para negar que as lareiras deixam a sala e outros ambientes da casa ainda mais elegantes e charmosos. Além de ser decorativa, a lareira é muito útil para aqueles que enfrentam um inverno rigoroso, com temperaturas muito baixas.

Quem mora em cidades assim, sabe a diferença que faz um aquecedor e a lareira é uma opção para o ambiente. Assim, fica mais fácil passar pelo inverno sem sofrer muito e ainda aproveitar o conforto de uma sala com uma lareira. Continue a leitura para conferir várias dicas e referências.

Tipos de lareira

Existem vários tipos de lareira hoje em dia, das mais tradicionais, como as de lenha, até as mais modernas, como  as ecológicas, elétricas e a gás. Hoje, especificamente, vamos falar um pouco mais das lareiras à lenha, que são as mais clássicas. São essas que são usualmente decoradas com pedras.

Saber que existem vários tipos de lareira é uma boa para quem não possui muito espaço ou que moram em apartamentos, nesses casos as lareiras ecológicas e elétricas são uma ótima opção. Elas podem ser facilmente instaladas ou colocadas no ambiente, de forma rápida e prática.

Diferente das lareiras à lenha, não é necessário uma estrutura de concreto, o que exige um planejamento maior e a ajuda de um arquiteto ou engenheiro.

Abaixo, explicamos um pouco a diferença entre elas:

Lareira à lenha

As lareiras à lenha são os modelos mais tradicionais e conhecidos. Não são tão simples de serem instaladas, pois é necessário ter um planejamento na hora de construir ou reformar a casa, exigindo mão-de-obra especializada. 

Além da parte interna, é necessário pensar na utilização de uma chaminé, um duto de exaustão que canaliza a fumaça para fora da casa quando ocorre queima da lenha. 

Esse tipo de estrutura normalmente é feita com materiais como concreto, metal e alvenaria, que são bastante resistentes a temperatura e duradouros. 

Esse tipo de lareira normalmente ocupa uma faixa do ambiente que vai do teto ao chão, mas atualmente também existem versões mais modernas, no qual as lareiras ficam suspensas. 

São clássicas e combinam muito com a decoração de pedra, deixando o ambiente rústico, elegante e aconchegante. A maior desvantagem nessa opção de lareira é que ela não é uma opção ecológica e exige o uso de lenha.

Lareira a gás

Esse tipo de lareira funciona através da queima de gás e dispensa o uso de lenha e de um duto de exaustão, como a chaminé da lareira à lenha. Existem duas opções de lareira a gás, como a linear e a cerâmica refratária. A linear possui pedras vulcânicas sobre os queimadores e a refratária possui um bom rendimento térmico.

A vantagem nessa lareira é que ela é mais limpa e saudável, por não emitir fuligem e fumaça.  

Lareira elétrica

A lareira elétrica é um modelo muito semelhante a um aquecedor, mas a diferença é que existe a reprodução de imagens das labaredas, proporcionando o visual de uma lareira à lenha.

É uma opção bastante prática e fácil de usar, pois é acionada assim como outros aparelhos. Basta ligar por um controle remoto. É uma opção muito boa para quem não deseja ter trabalhos extras com limpeza da lareira.

Lareira ecológica

As opções ecológicas funcionam a base de álcool, por isso dispensam o uso da lenha. Não precisam de chaminé e podem até mesmo ser transportadas de um lugar a outro.

Para quem deseja uma solução prática, moderna e que não seja ruim para o meio ambiente, é uma boa opção. 

Pedras para decorar a lareira

A principal função de uma lareira é aquecer o ambiente, por isso é importante pensar que o material de revestimento precisa ser resistente ao calor. Mas além de pensar na durabilidade, é importante pesquisar um material que combine com a decoração, unindo a qualidade do material e a estética. 

Nas lareiras à lenha, normalmente as pessoas optam pelo revestimento de pedras. Uma opção muito charmosa e moderna é usar a técnica canjiquinha, que é feita com filetes de pedras e que formam uma espécie de mosaico. Os filetes de São Tomé e filetes de pedra Madeira são bastante utilizados. Abaixo mostramos modelos:

Decoração de pedras e elementos de madeira

Revestimento de pedras em toda a parede

Revestimento com pedras criativo

Clique e envie mensagem no WhatsApp