Whatsapp (41) 3356-1113 (41) 99951-0276 | (41) 3356-1113

Piscina Natural com Pedras: Descubra Como Funciona e Como Fazer uma

26 outubro, 2020

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reprodução//PINTEREST

A piscina é um elemento de grande destaque na decoração de uma residência. Mas, quando se fala em piscina natural, o destaque é ainda maior, pois ela chama a atenção pela sua originalidade e imponência.

Elas são ideais para quem gosta do contato com a natureza. Se esse é o seu caso, transforme a paisagem do seu quintal em um refúgio particular com uma piscina natural. Poder aproveitar momentos de lazer e descontração em sua própria casa, não tem preço.

Por isso, hoje vamos falar sobre as piscinas naturais, que são não apenas revestidas com pedras, mas feitas com pedras! Elas são perfeitas para você que gosta de inserir elementos da natureza no paisagismo e decoração, e você pode até transformá-las em lagos com peixes ornamentais e plantas.

Se você já pensou em ter uma piscina natural na sua casa, mas não sabe por onde começar, esse texto é para você! Continue a leitura e saiba mais.

 

O que é uma piscina natural?

O que define a piscina natural é o tipo de tratamento da água, que neste caso, não faz uso de produtos químicos. Além disso, contribuem para a sua classificação a utilização de pedras na construção e até a inclusão de peixes e plantas aquáticas no seu interior.

As piscinas naturais, conhecidas também como piscinas orgânicas, são ideais para você que prefere alternativas mais ecológicas. Isso porque elas não tratam a água com produtos químicos, como o cloro, por exemplo. Assim sendo, elas utilizam pedras e plantas, com propriedades que são capazes de purificar a água.

Podemos utilizar diferentes tipos de pedras para montar uma piscina natural. As pedras grandes, como os seixos de todos os tamanhos, podem ser usados tanto na estrutura quanto na decoração. Além disso, as pedras usadas para cascatas e lagoas, também são uma excelente opção.

Como fazer uma?

Primeiramente, o espaço onde será feita a piscina precisa ser escavado. Depois disso, precisa ser colocada dentro uma geomembrana para a impermeabilização, que é uma espécie de mata de liga plástica, que pode ser feita de polietileno, vinil ou borracha de EPDM (etileno-propileno-dieno). Veja abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reprodução//PINTEREST

Depois disso, você já pode começar a desenhar o formato da piscina com as pedras. Linhas curvas e padrões irregulares são uma boa ideia para deixá-la com uma forma mais harmônica. Para que ela fique ainda mais bonita, o ideal é que tenham elementos da natureza ao seu redor, para que ela se misture com a paisagem do ambiente.

Você pode definir a profundidade da sua piscina de acordo com a sua preferência e o solo do seu terreno. É importante que ela seja feita por profissionais da área, pois no escavamento, os lados precisam ficar levemente inclinados, para evitar que o solo desmorone.

Diferente das piscinas tradicionais que são construídas com uma estrutura de aço para garantir que as paredes não desmoronem, você pode simplesmente construir a sua piscina natural com os lados inclinados, o que dispensa a necessidade de um reforço com aço.

Se você possui um poço em casa ou mora em uma área mais retirada com nascente de água, será muito mais fácil de criar a sua piscina, além de ter uma água mais rica em nutrientes. Uma boa opção e bastante ecológica, é fazer um sistema de captação da água da chuva para aproveitá-la na sua piscina natural. Contudo, também é possível fazer com a água que vem da rua.

Decore sua Piscina

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reprodução//PINTEREST

Para decorar, você pode usar pedras e rochas naturais para modelar a sua piscina, além de complementar a paisagem ao redor dela. Pedras grandes de basalto, embora sejam um pouco caras, podem adicionar um toque especial à sua piscina natural.

Não se esqueça de acrescentar pontos de luz ao redor dela, que podem ser feitos com postes elétricos de jardim, pinos de iluminação solar, entre outros. A iluminação é a cereja do bolo para um ambiente aconchegante e harmonioso ao cair da noite.

Como fazer a limpeza da água?

A melhor opção, é instalar um filtro biológico, que não utiliza nenhum tipo de produto químico. Ele consiste na colocação pedras e cascalho, plantas hidropônicas e até peixes na piscina, que são responsáveis por consumir as folhas que caem das árvores, larvas de insetos e outros nutrientes que serviriam de alimento às algas.

As plantas enriquecem a piscina com oxigênio, além disso, proporcionam bactérias que são benéficas e consomem os detritos e organismos potencialmente prejudiciais. Elas também são um habitat para diversos insetos e pequenos animais. É importante instalar uma bomba, a fim de que a água circule constantemente.

Veja abaixo um exemplo do funcionamento da piscina natural:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reprodução//PINTEREST

 

Inspirações

Agora que você já conhece a parte técnica, que tal se inspirar para fazer o projeto da sua? Confira a seguir algumas ideias que separamos para você:

Na imagem acima, vemos que foram usados seixos grandes em alguns pontos para complementar o ambiente da piscina natural.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acima, vemos uma piscina natural em harmonia com a natureza ao seu redor. Para o fundo, foi usado um piso com retalhos de pedras que, além de ter ficado lindo, não tem o perigo de machucar os pés.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para o fundo da piscina ascima, também foi usado um piso com retalhos de pedras, o que deu um toque todo especial.

(Imagens: Reprodução//PINTEREST)

E aí, gostou dessas ideias? Já pensou em como vai querer fazer a sua piscina natural com pedras? Entre em contato conosco, pois na Pedras Ouro e Prata você encontra modelos de pedras incríveis para a sua decoração!

×